Sistema Esquelético
Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora em que acorda até o momento em que vai dormir novamente. Você levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do café da manhã até à boca, mastiga, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete, pratica qualquer outro esporte...
Função do esqueleto
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdr4NIa5kSPKlRxLhH3xF3bjaPH2zPPF-XSsM2OR8OTU3eMTF8bEgAT_O-Sb_IsLdJgKREpL7gmUNmlbkPD8L5Kj2V4gFfQ5lT0DgGCwMbzPQuDJQbC3X9ccBzGhMtGa4dYRWKL8u0dsJY/s1600/sistema-esqueletico.jpg)
O esqueleto ósseo, além de sustentação corporal, apresenta três importantes funções:
- Reservas de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência.
- Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva.
- No interior de alguns ossos (como o crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa), há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário